Ministra do Planejamento revela estratégia de Lula para melhorar comunicação do governo em Mato Grosso do Sul e destaca obras importantes no estado, como o contorno rodoviário de Três Lagoas.
A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, afirmou em entrevista ao jornal Correio do Estado que foi designada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para reforçar a divulgação das obras e programas sociais do governo federal em Mato Grosso do Sul. Segundo a ministra, o objetivo é fortalecer a presença da gestão Lula em um estado tradicionalmente opositor ao PT, mostrando os avanços alcançados em diversas áreas.
“O governo Lula tem consciência de que está pecando pela falta de comunicação, e isso acabou contribuindo para que ficasse suplantado por narrativas negativas. Então, uma determinada notícia ruim que era divulgada pela oposição terminava por suplantar os números extraordinários da economia, por exemplo”, afirmou Simone Tebet.
Ela reconheceu que ainda há desafios a superar, mas destacou os avanços já obtidos. “O nosso PIB [Produto Interno Bruto] está três vezes acima do registrado pelo governo anterior, temos a menor taxa de desemprego formal e informal da história do Brasil e o maior crescimento da massa salarial, 9% acima da inflação”, exemplificou.
A ministra também mencionou outros indicadores positivos da economia brasileira sob o governo Lula. “A produção industrial brasileira foi recorde, o consumo do varejo vem crescendo acima das expectativas. As contratações de trabalhadores aumentaram, e o porcentual de jovens ‘nem-nem’ [nem estudam nem trabalham] caiu”, pontuou.
Sobre a alta do dólar, Simone destacou que se trata de um reflexo de diversas situações, mas reforçou que os números gerais do governo federal são expressivos. “Todos os nossos números estão muito além dos alcançados pelo governo passado e os investimentos do governo federal cresceram, especialmente em MS”, argumentou.
Mais presença nos municípios
A ministra revelou que Lula orientou os ministros a estarem mais próximos de suas bases e a intensificarem a divulgação dos avanços do governo federal. “Foi por isso que o presidente Lula pediu que todos os ministros estejam mais nas suas bases divulgando esses dados. Nos primeiros dois anos, tive de focar na parte econômica, o que me exigiu muito tempo, mas, agora, nada impede que, nos fins de semana, possa estar nos municípios, conversando com os novos prefeitos e divulgando o que está sendo feito”, disse.
Investimentos no Novo PAC e parceria com Riedel
Simone Tebet explicou que, mesmo não sendo possível atender todas as demandas, Mato Grosso do Sul tem recebido atenção especial do governo federal. “Já fui prefeita de Três Lagoas e sei como funciona, se tivermos uma brecha, vamos pedir mesmo. Porém, como não dá para atender todo mundo, o governo Lula procurou atender os principais, sendo mais de R$ 1 bilhão em MS”, afirmou.
Ela elogiou a postura do governador Eduardo Riedel (PSDB), destacando sua relação com o governo federal. “Isso ajuda a abrir as portas do Estado no governo federal. Se você reconhece publicamente o que a União está fazendo, é claro que o presidente fica agradecido”, declarou.
Simone também comentou sobre a postura de outros governadores opositores que não dão crédito às ações do governo federal em seus estados. “Aqui não tem esse problema e nem precisa pedir, pois, naturalmente, o Riedel dá o crédito. Eu falei isso uma vez para o Lula, que o governador faz naturalmente. Ele é um dos poucos que faz isso, por isso, tem as portas abertas em Brasília toda vez que vai até lá. O Rui Costa [ministro da Casa Civil] sempre recebe o Riedel”, revelou.
Visitas à Costa Leste
A agenda de visitas da ministra terá início pela Costa Leste de Mato Grosso do Sul, incluindo cidades como Três Lagoas, Aparecida do Taboado, Inocência e Paranaíba. Simone destacou o simbolismo da primeira parada. “Em Três Lagoas, temos a obra do contorno rodoviário. Será a primeira de concreto armado, padrão europeu, e quero começar lá pelo simbolismo”, afirmou.
Com uma agenda que prioriza o diálogo com prefeitos e a divulgação das ações do governo federal, Simone Tebet busca consolidar a presença de Lula em Mato Grosso do Sul, reforçando as conquistas da gestão e ampliando a conexão com os municípios do estado.
4o