• @papelregional
  • redacao@papelregional.com.br
  • Mato Grosso do Sul, Brasil

MIDR reforça articulação com estados para expandir atuação da Rota da Moda

Como fortalecer polos produtivos da moda em diferentes regiões do Brasil? Foi com esse foco que o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) participou, nesta quarta-feira (23), do Encontro Nacional de Gestores de Moda, em Brasília. Durante o evento, realizado pelo Sebrae Nacional, o MIDR apresentou as diretrizes da Rota da Moda, uma iniciativa que já atua em 27 municípios de quatro estados e busca impulsionar o setor por meio da inclusão produtiva e da inovação local. O encontro reuniu gestores estaduais e especialistas para promover conexões, compartilhar boas práticas e debater estratégias de desenvolvimento regional ligadas à moda.

Durante o encontro, o MIDR conduziu um painel sobre as políticas públicas voltadas à moda dentro da Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR), com ênfase no programa Rotas de Integração Nacional, mais especificamente na atuação no setor da Moda. A iniciativa busca impulsionar esse segmento por meio da inclusão produtiva e do fortalecimento de territórios criativos.

A consultora do MIDR, Viviane Ribeiro, responsável pela Rota da Moda, destacou a importância da participação no evento. “Esse evento é muito importante para a Rota da Moda, pois representa uma reaproximação com o Sebrae. Aqui, temos contato direto com gestores de todas as unidades federativas e podemos compreender como o setor está sendo conduzido nos estados. Essa troca é fundamental para construirmos, juntos, estratégias eficazes para o desenvolvimento da moda no país”, afirmou.

Durante o painel do MIDR, foram apresentadas a missão e a visão da Rota da Moda, os territórios prioritários, as articulações em curso e exemplos de boas práticas e polos produtivos de destaque.

Parceria com o Sebrae

O Encontro Nacional de Gestores de Moda é uma iniciativa do Sebrae que busca consolidar um espaço estratégico para a articulação de políticas públicas e o fortalecimento da economia criativa no país. O público-alvo inclui gestores estaduais e nacionais do Sistema Sebrae, representantes de instituições parceiras, especialistas em moda, varejo, indústria, políticas públicas e economia criativa.

Além da participação do MIDR, o evento contou com painéis sobre temas como políticas públicas, internacionalização, inovação, varejo e moda autoral, reforçando o papel da moda como setor dinâmico, gerador de emprego, renda e identidade cultural.

Rota da Moda

A Rota da Moda foi criada em 2021 com o objetivo de estruturar a cadeia produtiva em mais de 27 municípios nos estados do Ceará, Minas Gerais, Rio Grande do Norte e Goiás. Hoje, conta com cinco polos estruturados — dois em Goiás e um em cada um dos demais estados —, promovendo inovação, geração de valor e inclusão produtiva nas comunidades atendidas.”A Rota da Moda tem como diretrizes o fomento à economia circular, o resgate de saberes ancestrais e a valorização das expressões contemporâneas da moda brasileira”, concluiu a consultora do MIDR, Viviane Ribeiro.

Pixel Brasil 61