Anunciada há alguns meses a instalação do mais grandioso projeto de celulose no mundo, no coração do Mato Grosso do Sul, irá impulsionar significativamente a base produtiva do Estado e abrindo novas perspectivas em termos de oportunidades, empregos, crescimento econômico e renda para a região.
A STCP desempenhou um papel crucial ao oferecer consultoria estratégica para consolidar a escolha do local para esse empreendimento, além de atuar na articulação de relações institucionais e governamentais essenciais para o desenvolvimento bem-sucedido do projeto no Estado.
Uma das justificativas fundamentais para a implantação dessa unidade industrial no Estado é o recente estudo estratégico realizado pela STCP para a atualização do ‘Plano Estadual para o Desenvolvimento Sustentável de Florestas Plantadas de Mato Grosso do Sul – PEF/MS’.
A STCP foi a responsável pela elaboração da versão inicial do PEF/MS, que impulsionou o crescimento do setor de base florestal no Estado, resultando em 1 milhão de hectares plantados no Mato Grosso do Sul até 2019.
Com um investimento total de 15 bilhões de reais, a nova Unidade Industrial da Arauco promete uma capacidade de produção impressionante, alcançando 2,5 milhões de toneladas de celulose branqueada de eucalipto. Espalhada por uma área de 300 mil m², situada no Município de Inocência/MS, a indústria revolucionária está programada para iniciar suas operações em junho de 2028. A Arauco, uma das líderes globais no setor de celulose e madeira, gerencia um total de 1 milhão de hectares de florestas, sendo 110 mil no Brasil.
A cerimônia de assinatura do Termo de Acordo contou com a presença do Vice-Presidente da STCP, Joésio Siqueira; do governador do Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja Silva; do prefeito de Inocência, Antonio Ângelo Garcia dos Santos; dos executivos da Arauco, além de outras autoridades.