• @papelregional
  • redacao@papelregional.com.br
  • Mato Grosso do Sul, Brasil

Mato Grosso do Sul perde Marcelo Miranda, seu primeiro governador; ex-prefeito de Campo Grande morreu aos 88 anos

Marcelo Miranda Soares, que foi o primeiro governador do Mato Grosso do Sul após a criação do estado, morreu nesta terça-feira, 23 de junho de 2026, em Campo Grande. Ele tinha 88 anos e enfrentava complicações renais crônicas há muitos anos. Nos últimos dias, contraiu uma pneumonia severa que foi se agravando progressivamente até levar ao óbito.

A morte foi confirmada pelo deputado estadual João Henrique, neto de Marcelo Miranda, que publicou uma homenagem nas redes sociais destacando a força do avô até os últimos momentos.

🏛️ Uma trajetória que atravessou décadas e moldou o estado

Marcelo Miranda construiu uma carreira política que deixou marca em todos os níveis do poder sul-mato-grossense. Em 1976, foi eleito prefeito de Campo Grande, em um período de acelerado crescimento urbano da capital.

Com a criação do estado de Mato Grosso do Sul em 1979 — resultado da divisão de Mato Grosso —, Marcelo Miranda foi nomeado governador, tornando-se o primeiro mandatário da nova unidade federativa. Coube a ele, entre 1979 e 1980, estruturar a máquina administrativa do estado recém-nascido e conduzir MS nos primeiros passos como ente autônomo da federação.

Em 1982, elegeu-se senador pelo estado, ampliando sua atuação para a política nacional. Quatro anos depois, voltou ao Executivo estadual: foi eleito governador de Mato Grosso do Sul em 1986 e governou até 1991, desta vez pelo voto direto — um retorno inédito ao mesmo cargo em outro contexto histórico, já com o estado consolidado e a democracia restabelecida no Brasil.

📋 Trajetória política resumida

PeríodoCargo
1976Prefeito de Campo Grande
1979–1980Governador nomeado de MS (1º governador do estado)
1982Senador Federal por MS
1986–1991Governador eleito de MS
2003–2012Superintendente do DNIT-MS

🕊️ Últimos anos e despedida

Nos últimos anos da vida, Marcelo Miranda se afastou da política ativa. Entre 2003 e 2012, atuou como superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes em Mato Grosso do Sul (DNIT-MS), dedicando-se à gestão de rodovias federais no estado.

O horário e o local do velório e do sepultamento ainda não foram divulgados pela família.

Em homenagem ao avô, o deputado estadual João Henrique escreveu que Miranda “não desistiu” e ensinou pelo exemplo que “não existe o impossível” para quem enfrenta os desafios da vida com “estudo, perseverança e dedicação”.