• @papelregional
  • redacao@papelregional.com.br
  • Mato Grosso do Sul, Brasil

Ato em Campo Grande reúne ativistas contra anistia e em solidariedade ao povo venezuelano

Ativistas de esquerda realizaram, no dia 8 de janeiro, uma manifestação na Praça Ary Coelho, no centro de Campo Grande, contra a anistia aos envolvidos nos atos golpistas e em solidariedade ao povo venezuelano, após ataques atribuídos aos Estados Unidos. O ato reuniu cerca de 80 pessoas e contou com a presença de lideranças políticas e militantes de movimentos sociais.

Entre os participantes estavam o pré-candidato ao Governo do Estado, Fábio Trad (PT), o deputado federal Vander Loubet (PT) e outras autoridades políticas ligadas a partidos e organizações de esquerda. Durante a mobilização, os presentes fizeram uso da palavra em um carro de som, abordando temas como democracia, soberania dos povos e defesa do Estado Democrático de Direito.

Em sua fala, Fábio Trad fez uma comparação histórica com o movimento das Diretas Já, destacando o contexto político atual e a importância da mobilização popular. “Porque, em comparação com o número de pessoas que hoje nós estamos vendo aqui, houve muito mais no contexto sul-mato-grossense naquela época. Isso porque, em 1984, nós não experimentávamos um momento de democracia desde 1964. Foram 20 anos de dor, de angústia, de ditadura, de sofrimento, de tortura, de morte, de exílio e de perseguição, para que as pessoas viessem em grande número”, afirmou.

Após os discursos, os manifestantes realizaram uma caminhada nas proximidades da praça, carregando faixas e entoando palavras de ordem contra a anistia e em defesa da democracia. O ato transcorreu de forma pacífica e integrou uma série de mobilizações organizadas por grupos de esquerda em diferentes cidades do país na mesma data.